II Capacitação para Novos Agentes da Pastoral da Aids - Diocese do Crato



PASTORAL DA AIDS DA DIOCESE DE CRATO REALIZA MAIS UMA CAPACITAÇÃO PARA NOVOS AGENTES.
                                 
Realizada mais uma  Capacitação para novos agentes da Pastoral da Aids na Diocese de Crato, no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente Araújo Matos – nos dias 27 a 29 de abril de 2012, com a participação de 35 novos agentes que irão aumentar a presença nas paróquias e comunidades da diocese, passando de 10 a 15 paróquias com a atuação da Pastoral da Aids.
Foi trabalhado Epidemiologia da Aids com Adriano Teodoro (Técnico em Enfermagem e membro da Coordenação Diocesana - Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce do HIV, com Ronildo Oliveira e Ioneide (Coordenadora da Pastoral da Aids - Diocese de Fortaleza) .  
Percebemos os seguintes desafios: naturalizar o teste HIV e a Aids, tornando-o um programa permanente; usar todo potencial midiático que a Igreja possui; facilitar o acesso à rede de saúde e horários favoráveis. 

Contamos ainda com a presença do Pe. Paulo Borges, que falou da importância de trabalhar a Pastoral da Aids na  Diocese.
Sobre o que é a Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis, foi trabalhado por  Ana Aline e Nininha, ambas profissionais de Saúde do Município de Lavras da Mangabeira.  
Os Direitos e Deveres dos Portadores do HIV – Aids foram abordados por Charles Siqueira da RNP-CE Núcleo Juazeiro do Norte.
Porém, um dos momentos mais importantes foi a exposição sobre a Missão e Histórico da Pastoral da Aids , Perfil e Espiritualidade dos agentes e também a Incidência Politica.
Enfim, contamos com a presença do Pe. Jose Vicente que  fez uso da palavra falando da importância da implantação da Pastoral da Aids em todas as paróquias e da dificuldade na realização das ações por ser uma pastoral nova, mas desejou sorte a todos e êxito na missão. 
No último dia da Capacitação houve o estudo do plano diocesano da Pastoral e foram trabalhadas as ações , campanhas e atividades da Pastoral. Houve momentos de tirar duvidas e plenária final. O momento inesperado foi no encerramento da Capacitação a presença do Bispo Diocesano Dom Fernando Panico, recém chegado da Assembleia da CNBB, que por um bom período enfatizou a importância da Pastoral e se alegrou com a o crescimento da Pastoral na Diocese de Crato.
Foi uma capacitação bem proveitosa  com a presença de vários leigos, religiosas , religiosos e profissionais de saúde e também, no decorrer da Capacitação, a participação e presença de vários padres da diocese, tudo isso graças ao apoio e incentivo do Bispo Diocesano, Padres, Ir.Deuza Cardoso Coordenadora Regional  e a uma grande equipe de coordenação diocesana e o apoio e parceria das Irmãs Camilianas Missionarias Maria Mãe da Vida, Irmãs da Caridade de Montreal e as Filhas do Coração de Maria.
 Ronildo Oliveira
(Coordenador da Pastoral da Aids - Diocese do Crato)