III Seminário de Incidência Política da Pastoral da Aids - Participar para Melhorar/Controle Social e SUS





No período de 17 a 19 de Agosto de 2012, ocorreu em Porto Alegre-RS, o III Seminário de Incidência Política da Pastoral da Aids. Com o tema "Participar para Melhorar / Controle Social e SUS", o evento teve na sua Mesa de Abertura a presença de Ricardo Charão (Seção de Controle de DST/Aids do RS), Gerson Winkler (Política Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais de Porto Alegre), Márcia Leão (Fórum de ONG/Aids do RS), Sra. Djanira (Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre) e Frei Lunardi (Pastoral da Aids).

Na Conferência de Abertura, o sr. Carlos Duarte (GAPA-RS e Conselho Estadual de Saúde do RS) abordou o tema "A situação atual do SUS".

Em seguida, foi apresentada a sistematização dos formulários enviados pelos agentes, sobre a situação do SUS em seus locais de origem e houve um pequeno debate para evidenciar os principais problemas e pontos críticos que seriam abordados no decorrer do Encontro.

No Sábado ocorreram as palestras sobre "O SUS e a Constituição de 1988 e o Neoliberalismo" (Eduardo Fagnani - UNICAMP), "SUS, Direitos Humanos e Participação da Comunidade" (Nêmora Barcelos - UNISINOS, Secretaria de Saúde do RS), "Gestão Participativa no SUS" (José Eri Osório de Medeiros - Instituto Brasileiro de Saúde) e "Para onde vai o SUS?" (Cláudio Celso Monteiro Jr. - Secretaria de Saúde do Estado de SP).

Ao final do dia, os agentes divididos por Regiões, reuniram-se para definir as ideias mais importantes que foram trabalhadas.

Já no Domingo, foram definidos quais seriam os temas prioritários para intervenção dos agentes nos espaços de controle social (bandeiras nacionais) e apresentada uma proposta para continuidade do Programa de Incidência Política da Rede da Pastoral da Aids e planejamento.

Finalizando o Seminário, houve uma celebração.

Do Ceará, participaram os/as agentes Christiane Ribeiro Gonçalves e Jacqueline Sampaio (Diocese de Fortaleza), Ronildo Alves (Diocese do Crato - Juazeiro do Norte) e Pedro Pereira (Diocese do Crato - Lavras da Mangabeira).